terça-feira, 16 de novembro de 2010

Camisas e suas estéticas

Prezados Leitores


Influenciado por um belo post sobre patrocinios, do grande Emerson Gonçalves ( http://migre.me/2fz8P )
resolvi fazer um post de abertura sobre a estética das camisas com os patrocinadores.


Com a concorrência técnica e tática do futebol atual, sabemos que não é facil para nenhum clube gerir tamanha grandeza com poucos recursos, muitas vezes o que resta aos mesmos é poluir suas camisas com patrocínios.
Em contrapartida quem sofre com isso são os torcedores, que muitas vezes não estão em comum acordo com a estética das mesmas, as vezes nem mesmo pela quantidade, mais pela falta de cuidado em colocar um patrocínio na camisa.


Na europa, dificilmente vemos essa poluição visual, tá, eu sei que por lá as economias são diferentes, nem sempre o patrocinador é quem põe mesmo o dinheiro bruto, mais que fica diferente fica.


Os clubes brasileiros pouco se importam com isso, na sua grande maioria, o que vale mesmo é a verba investida, e também a longevidade do patrocínio.


Temos bons exemplos, abaixo a camisa do Corinthians, com muitos patrocínios fica até dificil saber o que é o que na camisa, o distintivo do clube pouco aparece, e temos até patrocínio nos números das mesmas, chegando ao limite da venda de espaço.
O Clube já afirmou que isso aconteceu por um plano de marketing para ter jogadores consagrados no elenco, como Ronaldo e Roberto Carlos.
Tem frutos, como o Campeonato paulista e a Copa do Brasil de 2009 e a briga pelo título de 2010.
Mais convenhamos, a estética não está nada bem.


Na próxima, vemos a camisa do Santos, que começou o ano sem um forte patrocínio, e durante sua campanha no primeiro semestre, firmou um grande patrocínio, e que no meu ver, não afetou a estética da mesma.
o Santos é um bom exemplo, priorizou seus craques, não fechou acordos loucos, manteve a estética e do jeito que pode, segura suas jóias




Na próxima, temos o Palmeiras, que pra mim sempre conseguiu manter a estética, adaptando o logotipo do patrocinador as cores de sua camisa.
Sempre com belos exemplares, devia ser um exemplo a ser seguido.


Fecho o post com os clubes: Atlético PR, Cerará, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. Neste, temos exemplo de camisas nem tão "sujas" com a quantidade, mais sim com o patrocínio mal adaptado as camisas.
E também exemplos de camisas com patrocinadores e clubes que priorizam a beleza de seu manto sagrado.








Portanto, os clubes deveriam sim priorizar a estética. Ganhariam em vendas e longevidade do patrocinio.

Boa Leitura

Renann Leite
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