terça-feira, 16 de novembro de 2010

Os melhores sul-americanos da década

Leitores

Saiu hoje, a lista da IFFHS (instituição que pontua os clubes e gera as listas de melhores, por continente, e mundial) dos melhores times da ultima década da América do Sul.
A IFFHS, ja foi varias vezes contestadas por suas divulgações de resultados. Nem sempre, torcedores e críticos concordam com a divulgação e elaboração da contagem. Mesmo assim, esse é o único recurso que o mundo futebolístico tem como pontuar e classificar os clubes em um gama maior.

Dos clubes brasileiros destaque para o SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE, que ficou em segundo lugar na lista.
Devido as conquistas expressivas da década (1 libertadores, 1 mundial e 3 campeonatos nacionais) o clube figurou entre os 3 melhores da américa do sul, ficando atrás apenas do Boca Juniors, time merecidamente classificao em 1º lugar.
Entre outros, o Cruzeiro ficou em 4º, o Santos em 5º e o Internacional de Porto Alegre em 7º.
Tais dados mostram, que mesmos com títulos de expressão de outros clubes, os melhores clubes nacionais, são aqueles que prezam pela organização financeira e histórica do clube.
O Cruzeiro é um dos exemplos de organização, com parcerias duradouras, com técnicos, patrocínios e diretoria, ficou em 4º lugar, mostrando que a administração bem feita de um clube, poucas polêmicas extra campo e contratações corretas fazem um clube crescer.
o Santos, que ficou na 5ª posuição, ainda esta em uma fase de estruturação duradoura, como disse no post anterior, evita acordos absurdos, e revela como ninguém jovens talentos, que quase nunca, caem no esquecimento.
o Internacional e Porto Alegre, junto com o São Paulo, formam a dupla de times com a mais bela estrutura de um clube grande no Brasil.
Trabalha com ótimos profissionais, tem excelentes diretorias, e trabalha sempre prevendo o futuro.

Abaixo a lista com os 10 primeiros da lista do IFFHS

Vemos que os clubes argentinos, para o nosso "desprazer" são a grande maioria nas 10 primeiras colocações, com 5 clubes. E é nessa hora que começam os questionamentos sobre a pontuação do IFFHS. Estranho 5 clubes argentinos figurarem entre os 10 melhores não? Pois é, bem estranho, mais como ja mencionado antes, não há outra forma de medir as posições.

Abaixo outros brasileiros e suas psoições
11º - Grêmio (Brasil)
12º - Flamengo (Brasil)
14º - Corinthians (Brasil)
17º - Fluminense (Brasil)
22º - Palmeiras (Brasil)
28º - Atlético-PR (Brasil)
35º - Vasco (Brasil)
51º - Botafogo (Brasil)


Boa Leitura

Renann Leite
siga-me no twitter http://migre.me/2eVDr

Camisas e suas estéticas

Prezados Leitores


Influenciado por um belo post sobre patrocinios, do grande Emerson Gonçalves ( http://migre.me/2fz8P )
resolvi fazer um post de abertura sobre a estética das camisas com os patrocinadores.


Com a concorrência técnica e tática do futebol atual, sabemos que não é facil para nenhum clube gerir tamanha grandeza com poucos recursos, muitas vezes o que resta aos mesmos é poluir suas camisas com patrocínios.
Em contrapartida quem sofre com isso são os torcedores, que muitas vezes não estão em comum acordo com a estética das mesmas, as vezes nem mesmo pela quantidade, mais pela falta de cuidado em colocar um patrocínio na camisa.


Na europa, dificilmente vemos essa poluição visual, tá, eu sei que por lá as economias são diferentes, nem sempre o patrocinador é quem põe mesmo o dinheiro bruto, mais que fica diferente fica.


Os clubes brasileiros pouco se importam com isso, na sua grande maioria, o que vale mesmo é a verba investida, e também a longevidade do patrocínio.


Temos bons exemplos, abaixo a camisa do Corinthians, com muitos patrocínios fica até dificil saber o que é o que na camisa, o distintivo do clube pouco aparece, e temos até patrocínio nos números das mesmas, chegando ao limite da venda de espaço.
O Clube já afirmou que isso aconteceu por um plano de marketing para ter jogadores consagrados no elenco, como Ronaldo e Roberto Carlos.
Tem frutos, como o Campeonato paulista e a Copa do Brasil de 2009 e a briga pelo título de 2010.
Mais convenhamos, a estética não está nada bem.


Na próxima, vemos a camisa do Santos, que começou o ano sem um forte patrocínio, e durante sua campanha no primeiro semestre, firmou um grande patrocínio, e que no meu ver, não afetou a estética da mesma.
o Santos é um bom exemplo, priorizou seus craques, não fechou acordos loucos, manteve a estética e do jeito que pode, segura suas jóias




Na próxima, temos o Palmeiras, que pra mim sempre conseguiu manter a estética, adaptando o logotipo do patrocinador as cores de sua camisa.
Sempre com belos exemplares, devia ser um exemplo a ser seguido.


Fecho o post com os clubes: Atlético PR, Cerará, Cruzeiro, Flamengo, Internacional e São Paulo. Neste, temos exemplo de camisas nem tão "sujas" com a quantidade, mais sim com o patrocínio mal adaptado as camisas.
E também exemplos de camisas com patrocinadores e clubes que priorizam a beleza de seu manto sagrado.








Portanto, os clubes deveriam sim priorizar a estética. Ganhariam em vendas e longevidade do patrocinio.

Boa Leitura

Renann Leite
siga-me no twitter http://migre.me/2eVDr

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Apresentação

Prazer

Meu nome é Renann Leite, tenho 23 anos e sou um torcedor apaixonado por futebol.
Começo hoje uma saga, de palpites, opiniões e um olhar jovem para o mundo futebolístico.
Espero que vocês leitores gostem, e que seja uma experiência bacana a todos

Aguardem as postagens, um abraço!

Renann Leite
siga-me no twitter http://migre.me/2eVDr